Logística enxuta
- Sandro Petrillo Alfonso
- 8 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
O sistema Lean promove a eliminação de desperdícios. Confira dez maneiras de
agregar valor a uma operação.
1. Mantenha o fluxo contínuo a uma taxa de processamento constante. Onde há uma variação no fluxo, há provavelmente uma perda que resulta normalmente no aumento de estoques.
2. Determine o lead time, pois é maior que a soma dos tempos de ciclo dos recursos individuais. A definição mais comum do início e do fim do processo é o período entre o cliente colocar o pedido e recebê-lo.
3. Certifique-se se o tempo takt – tempo para processar uma unidade de modo a atender à demanda, é cumprido. Ex: se a demanda é 30 peças por hora; então o takt deve durar 2 minutos.
4. Faça um trabalho padronizado – tarefas e tempos definidos e padronizados por ciclo de trabalho.
5. Evite a variabilidade, pois é sinônimo de baixa qualidade no lean. Normalmente a variabilidade resulta no aumento de estoques.
6. Reduza o tempo de preparação que serve para mudar o processamento de um produto A para um produto B, de uma atividade A para uma atividade B, de um produto B para C, etc.
7. Puxe, faça e movimente somente após a demanda acontecer. A ação de empurrar é exatamente o contrário, já que se antecipa à demanda – comprar, produzir, embarcar antes que a demanda aconteça.
8. Use o Kanban, que significa cartão, é um sistema de puxar que autorize processar somente quando há demanda.
9. Estabilize e reduza as variabilidades do sistema. Quebras, perdas, atrasos e problemas de qualidade causam variabilidades no processamento.
10. Nivele e distribua as cargas de trabalho da maneira mais uniforme possível entre os recursos.
Fonte: Revista LOGÍSTICA
Comentarios